A arte é uma parte fundamental da nossa vida, pois nos permite expressar nossas emoções, criatividade e pensamentos de uma maneira única e pessoal. É uma forma de comunicação que transcende as barreiras linguísticas e culturais e pode transmitir mensagens poderosas que ressoam em todo o mundo.
A arte tem uma função terapêutica muito importante, podendo ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão. Por meio da arte, podemos explorar e compreender nossas emoções, processar experiências traumáticas e encontrar um senso de significado e propósito na vida.
Pensando nesta jornada de autoconhecimento através da arte, abaixo selecionamos 5 livros para desenvolver o artista dentro de você.
Dica 1- Livro: Arte Como Terapia por Alain de Botton e John Armstrong
Resenha: Muito se discute sobre o que é a arte. Em meio a incontáveis definições e teorias, uma questão essencial acaba ficando em segundo plano, talvez por provocar algum constrangimento: para que ela serve?
Para Alain de Botton e John Armstrong, essa pergunta nada tem de vergonhosa. Os dois defendem que a arte cumpre um propósito muito maior do que a transmissão de valores ou ideias — ela pode nos ajudar em nossos dilemas mais íntimos e cotidianos. Por que nosso emprego não nos satisfaz plenamente? Por que todo mundo parece ter uma vida mais interessante do que a nossa? Como podemos ter relacionamentos melhores? Por que a política é tão deprimente?
Dica 2 – Livro: Terapia das Flores – Livro de Colorir antiestresse: Folhas destacáveis
Sejam rosas, margaridas, begônias ou sejam orquídeas, as flores estão nos momentos mais importantes de nossas vidas: casamento, formatura, estreias… Elas representam carinho, amor, beleza, feminilidade, colorem nossas casas e trazem alegria para quem as observa. Terapia das flores traz todos esses elementos com bastante variedade para você colorir e desabrochar sua imaginação. Cada um dos desenhos deste livro é impresso em uma folha individual e destacável para você divulgar, compartilhar e encantar a todos com sua arte.*Com páginas destacáveis.
Dica 3 – Livro: O Caminho do Imaginário O Processo de Arte-terapia
Seja para curar feridas agudas, para superar bloqueios ou simplesmente para nos conectar com nossa sabedoria profunda, a arte-terapia é um fantástico meio de cura e evolução. De fato, nosso imaginário nos pede apenas que entreguemos as chaves de uma nova vida, mais rica e mais aberta. É por meio do processo criativo vivido aqui e agora, e não no resultado “estético” do produto artístico, que se desenrola esse processo, como nos mostram os numerosos casos de cura contados pela autora, especialista em arte-terapia. Esta obra nos convida a nos lançarmos, por intermédio da criação, na descoberta de nós mesmos. Ela nos convida a uma grande caça ao tesouro que leva ao centro de si.
Dica 4 – Livro: Percursos em arte terapia de Selma Ciornai
Arte terapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Esta obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arte terapia.
O primeiro volume apresenta os fundamentos teóricos do método, sua conexão com a Gestalt-terapia, a utilização de recursos artísticos no trabalho psicoterápico e os princípios que norteiam a atividade de supervisão no campo da arte terapia
Dica 5 – Livro: O caminho do artista de Julia Cameron
O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos.
Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte.
Esse livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade.
Gostou das dicas? Não deixe de explorar o artista dentro de você!