Segundo uma pesquisa inédita liderada pelos cientistas da Georgetown University Medical Center, nos Estados Unidos, comparou o método de redução de estresse baseado em Mindfulness com um medicamento antidepressivo de última geração, o escitalopram.
A conclusão é de que se dedicar a oito semanas de mindfulness se mostrou tão eficiente quanto usar o antidepressivo.
Para chegar a esse resultado, os cientistas escolheram 276 indivíduos com diagnóstico de ansiedade de três hospitais americanos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um deles se tratou apenas com o escitalopram, enquanto o outro investiu no método de redução de estresse.
Após oito semanas, todos os participantes passaram por uma reavaliação. Durante a pesquisa, verificou que os dois grupos conseguiram uma redução de 30% dos sintomas.
Esse resultado é surpreendente para quem não tem acesso aos antidepressivos ou para aqueles que apresentam severos efeitos colaterais.
Segundo Elizabeth Hoge, diretora do Programa de Pesquisa em Distúrbios de Ansiedade da Universidade Georgetown: “Nosso estudo fornece evidências para que médicos, convênios e sistemas de saúde recomendem essa técnica como um tratamento eficaz para transtornos de ansiedade.
Fonte Georgetown Education